Quantas vezes vemos pessoas fazendo o bem, ajudando aos outros. Estas pessoas dizem que fazem isto porque estão imitando a Cristo. O simples imitar a cristo não torna ninguém salvo, ou redimido. Porque não basta o gesto, a salvação não é externa nem tampouco a ganhamos através das obras realizadas, mas se eles, mesmo que não convertidos, nem redimidos ou arrependidos de seus pecados conseguem manifestar gestos que espelham o amor de Deus apesar de sua pecaminosidade e assim ajudar o próximo, por que nós, como verdadeiros Cristãos não podemos ou não conseguimos fazer isto?
A Igreja Episcopal do Brasil convida você e sua família a participar de uma campanha, mas uma campanha diferente onde o alvo não é você, mas o seu próximo, o seu irmão, aquele que você encontra na igreja, durante o culto, que está próximo a você; ou mesmo aquela pessoa que você não conhece mas que também é um irmão. Olhe para o lado, sorria , faça o bem sem olhar a quem, apenas doe algo a quem precisa... (“Portanto, tudo aquilo que quereis que os homens façam a vós, fazei-o vós mesmos a eles: esta é a Lei e os Profetas”.) Mateus 7.12
Abaixo segue algumas dicas de algo que você pode fazer para ajudar alguém:
Sorria e seja simpático: Um gesto tão simples e pequeno como este pode ter um impacto profundo no dia de outra pessoa, que pode acabar por fazer o mesmo por outra pessoa e por aí fora…
Faça voluntariado: Não precisa ir todos os dias ou todas as semanas, mas inscrever-se numa instituição onde possa fazer voluntariado é uma das coisas mais maravilhosas que pode fazer por si e por muitas pessoas que estão à mercê dos próprios voluntários.
Ensine: Reserve um pouco do seu tempo livre para ensinar alguém alguma coisa: ensine a sua mãe a utilizar o email, o seu pai a enviar sms, o seu filho a andar de bicicleta, um colega de trabalho a tirar melhor proveito de um programa.
Compre alimentos para um sem-teto: Nem todas as pessoas gostam de dar dinheiro a quem mendiga nas ruas, por isso, utilize-o para comprar um bolo, um sanduíche, uma bebida quente ou fresca; ofereça estes alimentos com respeito e simpatia.
Redireccione presentes: No seu próximo aniversário ou Natal, diga aos amigos e familiares que não quer presentes, prefere que eles os doem (ou deem o equivalente em dinheiro) a instituições de caridade.
Seja paciente: Por vezes, e pelos mais diversos motivos, as pessoas têm dificuldade em perceber, aprender ou fazer alguma coisa, por isso, tenha paciência com o motorista do ônibus, a senhora do café, a sua assistente, os seus pais, filhos, marido ou mulher.
Doe alimentos: Da próxima vez que for às compras, adquira um saco extra de arroz, enlatados e leite, deixando-o numa instituição necessitada no seu caminho de regresso a casa.
Ame: Não há nada mais poderoso e reconfortante no mundo do que o amor, especialmente quando é genuinamente dirigido a outra pessoa em forma de simpatia, carinho, um sorriso, abraço, beijo ou tempo de qualidade. Exprima o seu amor – para quem está a recebê-lo, é muito mais importante do que alguma vez imaginou.
Se você deseja participar desta campanha e não tem nada para doar, doe ou pouco de si mesmo àqueles que necessitam, com certeza você vai fazer alguém muito feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário