CONTRIBUIÇÕES

Amados irmãos e irmãs, a paz de Cristo. Se for da sua vontade, e direção do Senhor em sua vida, contribuir com este ministério, mantemos a conta abaixo para contribuições à nossa igreja. Antecipadamente, agradecemos a todos pelo carinho e amor, e rogamos as ricas bênçãos do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sobre vós. Um forte abraço. Pr. Airton Williams -Banco Sicoob (756) , Agência 4332, Conta 4428-8 - CNPJ 33.413.053/0001-93 em nome da Igreja Cristã de Confissão Reformada. Quaisquer dúvidas, peço a gentileza de que entrem em contato: iccreformada@gmail.com

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA E DOUTRINA (continuação)

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Em relação ao movimento geral de muitas Igrejas e denominações para o ecumenismo, cabe mencionar o seguinte:

• A IECB não ordena mulheres ao diaconato ou sacerdócio. Porém, na IECB a mulher serve à Igreja em uma variedade de ministérios leigos, recebendo o nome de Ministras Comissionadas.
• Clérigos e leigos podem participar de atividades ecumênicas, tais como: estudos bíblicos e outras atividades.
• A celebração da Mesa do Senhor (Eucaristia) é aberta a todos os cristãos que crêem no Sangue de Cristo como única forma de perdão para o pecador.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA EPISCOPAL CARISMÁTICA

É uma igreja CATÓLICA – Isto é, uma Igreja universal. O termo católico significa universal porque sua missão principal é a de lutar pelo estabelecimento do Reino de Deus entre os homens, em todos os lugares e em todos os tempos.
É uma igreja REFORMADA – que se reformou e procura aperfeiçoar-se. Incorporou os princípios bíblicos da Reforma Protestante do Século XVI. Como um corpo vivo busca não dormir em seus louros de vitórias, procura não envelhecer, mas renovar-se continuamente.
É uma igreja BÍBLICA – adora a Deus e entende que a Bíblia é a chave para compreender a revelação divina aos homens, tanto no passado como no presente. Aceita Bíblia como um livro da igreja, escrito por homens, sob a inspiração de Deus e que, neste sentido, é único.
É uma igreja DEMOCRÁTICA – onde todos têm direito de expressão, mesmo sendo minoria. A Igreja é a comunhão de todos os membros que fazem parte do corpo de Cristo.
É uma igreja para PESSOAS LIVRES, CONSCIENTES – Ela não anula a inteligência de seus membros, mas se expressa pela manifestação consciente de todos eles. Não há lugar para fanáticos. Todos levamos em nós a marca da Graça e livremente devemos expressá-la, conformando-nos, porém com a ordem e a tradição cristãs.
É uma igreja QUE SE PREOCUPA com a vida diária dos seus membros: onde vivem, como vivem. Uma preocupação integral com a vida social, política, moral e espiritual dos seus fiéis e das outras pessoas também.
É uma Igreja LITÚRGICA – na verdade todas as igrejas são litúrgicas. A característica episcopal está em que a liturgia é ordenada, organizada. Procura adaptar-se aos locais e épocas onde é atuante.
É uma igreja DIVERSA e ao mesmo tempo UNA: uma só igreja com diferentes colocações locais, regionais e nacionais. No essencial ela é uma, por exemplo, nos Credos, na Sucessão Apostólica, na posição da Bíblia, na centralidade dos dois sacramentos principais – Batismo e Eucaristia. Nas coisas secundárias ela é diversa. E na aceitação dessas diferenças surge outra característica: a compreensividade episcopal carismática. Ela aceita muito mais do que exclui.
É um Igreja que se considera PARTE DA IGREJA CRISTÃ e não a única “dona da verdade”. Mas, sendo parte da Igreja Cristã e sendo inclusiva, procura mostrar como deverá ser a Igreja Cristã do futuro. É uma igreja ecumênica, pois , a reunião dos que em Cristo são diferentes, está intimamente ligada à sua maneira de ser.

OS MEMBROS DESTA IGREJA CREEM:

Na Santíssima Trindade , Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, um só Deus Eterno, Amoroso, Poderoso e onisciente;
Aceitam os 66 livros canônicos do Antigo e Novo Testamento como a verdadeira Palavra de Deus, a única regra de fé e conduta cristãs, suficiente para a salvação, suprema em sua autoridade, pela qual a Igreja deve sempre se reformar e julgar suas tradições;
Creem que o homem pecador e culpado, é justificado por Deus, tendo por base apenas a morte expiatória de Cristo, somente pela fé e que as boas obras de um santo viver seguem a justificação como sua própria evidência;
Reconhecem a Jesus Cristo como único e todo suficiente mediador entre Deus e os homens e Sua morte como o único sacrifício pelos pecados;
Creem nos dois Sacramentos: Comunhão e Batismo como instituídos e autorizados pelo próprio Senhor Jesus;
Reconhecem os cinco Ritos Sacramentais ou ainda, também chamados Ordenanças Sacramentais: Confirmação, Confissão, Sagradas Ordens, matrimônio e Unção dos Enfermos – como parte da vida regular dos fiéis, trazendo a sanção e o favor de Deus para suas vidas;
Aceitam o sacrifício expiatório de Cristo na cruz, feito uma só vez para sempre, em favor de todos os que n’Ele crêem e O aceitam;
Creem no livre acesso do pecador a Deus pela fé e na oração tendo Cristo como o único mediador;
Creem na eficácia da oração pessoal, coletiva ou intercessória como hábito recomendável de refrigério para a vida espiritual e aceitável por Deus;
No dever das boas obras feitas com amor, as quais não se tornam veículos de salvação, mas expressões concretas de uma vida de fé;
Na regeneração ou novo nascimento espiritual, pelo arrependimento do pecador e obra do Espírito Santo;
Na autoridade da Igreja, a qual jamais perecerá e está representada nas primitivas e históricas Ordens de Bispos, Presbíteros e Diáconos;
Na utilidade da assistência regular aos Ofícios Divinos realizados na língua do povo e por Ministros que representam a autoridade Apostólica e são chefes de seus próprios lares;
No conteúdo dos Credos Apostólico e Niceno, inspirados sumários da fé univesal dos cristãos e aceitos desde os primeiros séculos de nossa era;
No valor histórico e docente dos XXXIX Artigos da Religião, como uma coerente explicação das Escrituras;
Na construção constante da Igreja baseada no testemunho da Bíblia, dos Credos e da Tradição, interpretados pela razão e sujeitos a orientação do Espírito Santo.

O QUADRILÁTERO DE CHICADO – LAMBETH

A CIIEC aceita o Quadrilátero de Chicago – Lambeth ( 1886 – 1888) que delimita a quatro pontos essenciais da unidade evidenciadas pela indivisível Igreja Católica durante os primeiros onze séculos de sua existência e os adota como um requisito para Ministros e Igrejas que venham a entrar em completa comunhão com a Igreja Episcopal Carismática .
Estes pontos dão uma base para o nosso relacionamento com outras tradições, denominações e congregações.
Estes pontos são:
1. As Sagradas Escrituras (Antigo e Novo Testamento) são a revelação de Deus contendo todas as coisas necessárias à salvação, sendo a regra e o padrão de fé.
2. Acata o Credo Apostólico como símbolo batismal e o Credo Niceno como testemunho suficiente da fé cristã.
3. Reconhece os dois Sacramentos ordenados por Cristo, Batismo e a Ceia do Senhor, ministrada pela infalível palavra de instituição e os elementos ordenados por Ele.
4. Adota o episcopado histórico, localmente adaptado, nos métodos de sua administração para as varias necessidades das nações e povos chamados por Deus na unidade de sua Igreja.

UM CHAMADO À MISSÃO INTEGRAL DA IGREJA

Finalmente a IECB encoraja os evangélicos a resgatar a visão holística da missão de um cristão verdadeiro neste mundo. O testemunho das Escrituras é que, devido ao pecado, nosso relacionamento com Deus, conosco mesmo, com o próximo e com a criação foi rompido. Através do sacrifício de Cristo na Cruz, foi possível resgatar este relacionamento.
Onde a Igreja tem sido fiel a este chamado, ela tem proclamado a salvação pessoal, tem sido um canal de cura divina aos necessitados físicos, emocionais e tem procurado justiça para os oprimidos e abandonados.
Assim, nós conclamamos a Igreja a participar dessa atividade salvadora de Deus, através da prática e da oração, lutando por justiça social e liberdade aos oprimidos, com vistas à salvação no novo céu e nova terra escatológica.
Formar em cada Paróquia uma comunidade terapêutica de amor, bem como enfatizar o ensino da Bíblia e das doutrinas cristãs é a grande diferença que a IEC tem vivenciado em todo mundo. Ninguém será membro desta Igreja sem logo conhecer a Palavra de Deus para poder servi-Lo melhor.

RAZÃO DO NOME DA IEC

A adoção do nome IGREJA EPISCOPAL CARISMÁTICA teve por objetivo evitar qualquer adjetivação que viesse restringir sua catolicidade, isto é, sua universalidade. Embora a sede do seu Patriarcado seja a cidade de San Clemente, nos Estados Unidos da América, não foi a Instituição denominada de Igreja Episcopal Norte-Americana. Acrescentou-se o qualificativo de Carismática, porque é seu propósito que o Espírito santo a dirija e derrame sobre ela o Seu poder para que possa exercer o testemunho do Evangelho entre todos os homens e países. Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo. Aleluia !

Amados Irmãos, esperamos que com estes textos, você tenha conhecido um pouco mais de nossa história e doutrina. Se você deseja saber mais, acesse os vídeos explicativos sobre a igreja (no link do nosso blog, no canto superior direito) ou envie suas dúvidas ou sugestões através de email. Que Deus abênçõe a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário