CONTRIBUIÇÕES

Amados irmãos e irmãs, a paz de Cristo. Se for da sua vontade, e direção do Senhor em sua vida, contribuir com este ministério, mantemos a conta abaixo para contribuições à nossa igreja. Antecipadamente, agradecemos a todos pelo carinho e amor, e rogamos as ricas bênçãos do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sobre vós. Um forte abraço. Pr. Airton Williams -Banco Sicoob (756) , Agência 4332, Conta 4428-8 - CNPJ 33.413.053/0001-93 em nome da Igreja Cristã de Confissão Reformada. Quaisquer dúvidas, peço a gentileza de que entrem em contato: iccreformada@gmail.com

domingo, 27 de junho de 2010

O CAMINHO MISSIONÁRIO DE DEUS - O PROPÓSITO DA MISSÃO

Se a missão tem como principal ator Deus, ressaltamos que Deus tem como principal atividade uma missão. A própria existência do Velho Testamento, e de toda a Bíblia, é a primeira evidência de que Deus tem uma missão, um propósito no mundo. Não é um Deus da reflexão filosófica, fruto das nossas mais espertas cogitações. Mas é o Deus que age no nosso meio, que se revela por si mesmo a nós e que tem uma finalidade para sua criação. Se a origem da missão está em Deus - "no princípio criou Deus..." - seu fim está no alcance universal da sua misericórdia e graça - " a graça do Senhor Jesus seja com todos" (apocalipse 22.21). Portanto, toda a extensão da Bíblia reflete um tema integrante e unificador, a missão.
Para usar um termo mais abrangente, podemos descrever o propósito da missão como sendo de restauração, é a missão da salvação. Aquilo que Deus criou, ele pretende restaurar. Contudo, a restauração é salvação não só no sentido poupar, mas também no sentido de julgar. Haverá um novo céu e uma nova terra, mas isto através do sofrimento, tribulação e julgamento. A mensagem de restauração no Velho Testamento, consistentemente, inclui estas duas dimenções de salvação e de julgamento. Vemo-nas no relato do dilúvio (julgamento) e da arca (salvação), da torre de Babel (julgamento) e do chamamento de Abraão (salvação), no Êxodo, na aliança com Israel e na conquista de Canaã. Vemo-nas nas críticas dos profetas (julgamento) e nas suas promessas de salvação vindoura. Ou misericórdia ou julgamento, era a sorte dada a Israel e às nações, de acordo com o seu relacionamento de dependência de Deus e com o seu relacionamento de misericórdia com a criação, duas características da imagem de Deus no homem. Por isso tanto a adoração apropriada e genuína para com Deus quanto a justiça expressa nos relacionamentos sociais e ecológicos dentro e fora de Israel, eram o critério usado para determinar a reação divina , ou julgamento ou salvação, ambos como alvo da restauração da criação e da humanidade.
Este critério duplo, adoração e justiça, integra as dimensões pessoais e sociais da missão de restauração, fundindo as distinções espirituais e materiais da fé. A verdadeira espiritualidade terá expressão mais aguda nas relações concretas em que o povo de Deus vive.
Esta perspectiva do propósito restaurador da missão nos guarda contra as falsas dicotomias da tarefa missionária e da fé. Restauração é este propósito, portanto a obra redentora de Jesus Cristo e a evangelização permanecem centrais à missão de Deus. Contudo, esta redenção deve ser entendida como resultando tanto em adoração própria e sincera a Deus quanto em relações de justiça com o próximo humano e com toda a criação.
Em termos de adoração no Brasil, isto implica na dinamização nas igrejas cristãs, do culto e especialmente na liturgia. Implica na valorização e implementação de músicas e liturgias contextualizadas, com conteúdo bíblico e expressão afetiva, enfim, um culto que leve o povo à profunda e sincera adoração e não ao mero estímulo intelectual. Também implica em denunciar toda idolatria da adoração ao Deus único, desde as expressões populares do catolicismo com a sua iconolatria e adoração mariana até as diversas manifestações de espiritismo com a sua adoração sincrética. Enquanto os evangélicos têm reparado mais o primeiro, é o segundo que representa cada vez mais um desafio à adoração monoteista e cristã.
Certamente, o sincretismo espírita representa hoje para a igreja brasileira um desafio à adoração singular a Iahweh do tamanho do desafio do baalismo cananeu.
O propósito da missão como sendo a restauração, além de implicar em adoração própria, também implica em relações de justiça dentro e fora do povo de Deus. Decerto, pouco o povo de Deus teria de testemunho quanto às questões de justiça se no seu próprio meio estes padrões não encontrassem expressão. Ser povo de Deus implica em refletir algo do caráter de Deus, e isto inclui fundamentalmente a qualidade de justiça. Por isso, a diaconia na igreja primitiva assumiu uma importância essencial para o seu testemunho no mundo. Infelizmente, em questões de justiça social, a igreja brasileira formulou sua perspectiva de envolvimento grandemente em contraposição ao "evangelho social" dos modernistas, em contraposição à doutrina de boas obras do espiritismo e do catolicismo, em contraposição à analise marxista (que se diz atéia) de estruturas sociais, em contraposição à temida teologia da libertação e de acordo com um evangelho truncado de alguns missionários estrangeiros, que acredita que a conversão pessoal em grande número deve preceder qualquer tentavia de melhorar o mundo. Todavia, a igreja necessita de uma perspectiva bíblica da sua tarefa para formular seu entendimento sobre estas questões, não em contraposição às perspectivas X, Y e Z, e nem de acordo com as formulações teológicas importadas que refletem brigas teológicas estrangeiras, mas de acordo com os padrões e ensinos bíblicos. Tal como sendo a restauração dos seres humanos e da criação toda; e esta participação se manifestará através de uma adoração sincera e exclusiva ao Senhor e através de padrões de justiça dentro da igreja que a qualifique a anunciar o domínio de Deus pelo mundo, o que implica, simultâneamente, em padrões de justiça no mundo.
O propósito restaurador da missão alcança dimensões universais. Se Deus é o principal ator ou sujeito da missão, e a restauração o seu conteúdo, então seu objetivo é a criação toda. Deus se propõe a restaurar aquilo que criou. Sua missão é uma missão para a criação. Não é por acaso que a revelação escrita que descreve a missão de Deus começa com a criação dos céus e da terra e termina com a restauração dos mesmos num novo céu e nova terra. O homem não só é guardião do seu próximo, mas mordomo da própria criação. Através do julgamento do dilúvio, não só parte da raça humana é salva, mas também parte representativa da criação toda. As leis da aliança detalham as dimensões religiosas, sociais e ecológicas da fé e da obediência do povo de Deus, provendo instruções para o bem-estar de toda a criação e toda a vida, em todas as suas múltiplas dimensões. Os salmos e hinos no Velho Testamento incluem os louvores não só do povo de Deus, mas também da própria natureza; e a era vindoura de salvação só pode incluir a expectativa de restauração não só de Israel e das nações, mas da criação toda (Isaías 43.18-21; 65.17-25).
Esta perspectiva nos guarda contra toda sorte de miopia missionária. Não nos satisfazemos até que todos os povos, línguas, tribos e nações recebam o evangelho do reino (Mateus 24.14) para o louvor do Cordeiro de Deus (Apocalipse 5.9-14; 7.9-12), implica então numa motivação e estatégia evangelística que procure ir não só para os mais distantes lugares, mas aonde quer que Cristo não tenha sido anunciado (Romanos 15.20), quer sejam grupos humanos negligenciados ou "escondidos" por perto, quer sejam povos não-alcançados mais distantes.
Mas o alacance da missão não pára com toda a raça humana. Também implica na igreja assumir a tarefa de mordomo sobre a criação toda. Problemas ecológicos como a seca no nordeste, enchentes no sul, desflorestamento da Amazônia, poluição do meio-ambiente, o uso apropriado e a redistribuição de terras também devem ser tratados pelo povo de Deus. Fazem parte da sua missão. Que isto seja dever do governo não há dúvida, contudo a igreja antes, tendo uma restauração substancial da imagem de Deus nele, deve opinar e se envolver num testemunho para toda humanidade e toda criação.

Retirado do livro: O Caminho missionário de Deus - Uma teologia bíblica de missões
Timóteo Carriker. Editora Palavra - Pág.: 172 a 175

Nenhum comentário:

Postar um comentário