CONTRIBUIÇÕES

Amados irmãos e irmãs, a paz de Cristo. Se for da sua vontade, e direção do Senhor em sua vida, contribuir com este ministério, mantemos a conta abaixo para contribuições à nossa igreja. Antecipadamente, agradecemos a todos pelo carinho e amor, e rogamos as ricas bênçãos do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sobre vós. Um forte abraço. Pr. Airton Williams -Banco Sicoob (756) , Agência 4332, Conta 4428-8 - CNPJ 33.413.053/0001-93 em nome da Igreja Cristã de Confissão Reformada. Quaisquer dúvidas, peço a gentileza de que entrem em contato: iccreformada@gmail.com

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

HOMEM DE DORES



Daisy Alves Artigos

26/11/2015

Por todos os cantos a terra geme. Seus habitantes, atônitos, pranteiam. Violência, guerra, terrorismo, perseguições, injustiças, ódios, tramas, soberba, corrupção, ardis, fuzis, bombas… dores.

As reações são as mais diversas: indiferença, comoção, revolta. Os que sofrem estão abatidos com angústia de alma, talvez uma sensação de abandono ou de desalento.

Uma pergunta é inevitável: “Até quando, Senhor?”

Incrédulos refutam: “Será que o Senhor está vendo? Será que Ele se importa?”

– Sim, Ele vê e também sente! Ele conhece a aflição, ouve o clamor.

Há mais de dois mil anos Jesus Cristo, o Filho de Deus, se fez homem – Homem de dores[1] – como bem o descreveu Isaías, 700 anos antes da crucificação. Santo, sem pecado, viveu num mundo deformado e conviveu com pecadores – uns de coração ensinável; outros, legalistas, obstinados, incrédulos e opositores. Foi humilhado e tentado, porém sem pecar. Seus sofrimentos não se restringiram às últimas horas anteriores à morte na cruz. Ele sofreu durante toda a sua encarnação e depois morreu, mas também ressuscitou para que tivéssemos vida e vida em abundância. Como Ele o fez?
Primeiro dispôs-se a deixar seu trono de glória para esvaziar-se, tomando a forma de servo[2] – Ele que é um com o Pai. E tornou-se obediente até a morte, e morte de cruz[3].

O caminho da obediência foi para Ele, ao mesmo tempo, um caminho de sofrimento. Ele sofreu com as repetidas investidas de Satanás, com o ódio e a incredulidade do Seu povo, e com a perseguição dos Seus inimigos. Visto que Ele pisou sozinho o lagar, a Sua solidão só tinha que ser deprimente e o Seu senso de responsabilidade, esmagador. Seu sofrimento foi um sofrimento consagrado, e cada vez mais atroz, conforme o fim se aproximava. O sofrimento iniciado na encarnação chegou finalmente ao clímax na passio magna (grande paixão) no fim da Sua vida. Foi quando pesou sobre Ele toda a ira de Deus contra o pecado[4]

  
Inocente, se fez culpado. Autor da vida, mas derramou sua própria vida pelos eleitos. Justo, mas crucificado entre criminosos, como se fora um deles. Escarnecido, porém perdoador.

Jesus Cristo nasceu não apenas para ensinar e curar. Ele teve que suportar sofrimentos escandalosamente intensos. A Palavra testifica: “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar…”[5].

O pecado dos primeiros pais e, consequentemente, de toda a humanidade trouxe sobre toda a natureza um estado de maldição e juízo. O homem tornou-se escravo do pecado, impossibilitado de salvar a si mesmo. Deus não tinha obrigação de salvá-lo, mas Ele o fez e por sua graça. Por um só homem veio a morte, mas o misericordioso Deus nos proveu grande salvação.

Para cumprir cabalmente sua grandiosa missão, Jesus nasceu em uma pequena cidade em vez de um grande centro urbano; repousou entre animais numa estrebaria, não em um palácio; na mais tenra infância foi considerado uma ameaça, tornando-se forasteiro no Egito. Passado o perigo inicial, retornou a Israel e foi morar em Nazaré, que parece ter sido uma localidade desprezada pelos judeus, a julgar pelo comentário de Natanael: “Pode haver coisa bem vinda de Nazaré?”[6]

Tão logo atingiu a idade pré-estabelecida por Deus, iniciou seu ministério. Mas, a partir de então, Ele não tinha onde reclinar a cabeça. Esteve sujeito a uma série de situações adversas: escapou das mãos dos seus opositores algumas vezes; ainda que tenha se compadecido de multidões, foi odiado; ao fazer o bem, foi injuriado. Até mesmo foi taxado de “peste”, “promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo e chefe da seita dos nazarenos”[7]. Conforme predisse Isaías, Ele de fato foi “desprezado e o mais rejeitado entre os homens”.

A cruz estava nos planos divinos desde a eternidade, desde a nossa pré-história[8] porque, sendo onisciente, Deus viu que o homem cairia, mas nosso misericordioso Deus não seria pego de surpresa, antes, planejou a salvação. Para tanto, seria necessária a voluntariedade de Jesus – Ele que é a causa, o conteúdo e a manifestação da graça de Deus. Jesus – o Homem de dores – se fez homem para tomar o nosso lugar e receber a punição a que nenhum homem subsistiria. Somente Ele tem os atributos, santidade e características favoráveis para se entregar, morrer, ressuscitar e vencer o pecado e a morte.

Ainda que tenha vivido em sua divina humanidade entre nós, “não teve por usurpação ser igual a Deus”[9] Renunciou aos privilégios inerentes à sua pessoa e status, ao realizar o auto sacrifício num gesto de amor sem igual.

“F. F. Bruce interpreta corretamente essa questão, quando escreve: Não existe a questão de Cristo tentar arrebatar, ou apoderar-se da igualdade com Deus: ele é igual a Deus, porque o fato de ele ser igual a Deus não é usurpação; Cristo é Deus em sua natureza. Tampouco existe a questão de Cristo tentar reter essa igualdade pela força. A questão fundamental é, antes, que Cristo não usou sua igualdade com Deus como desculpa para autoafirmação, ou autopromoção; ao contrário, ele a usou como ocasião para renunciar a todas as vantagens ou privilégios que a divindade lhe proporcionava, como oportunidade para auto empobrecimento e auto sacrifício sem reservas”[10].


O sangue de touros e bodes jamais poderia tirar os pecados, mas o sangue do Filho seria singular, abrangente, vivificador, suficiente.

Nós, crentes ou incrédulos, não podemos avaliar nem mesmo minimamente o quanto Jesus sofreu durante sua humanidade. Temos a tendência pecaminosa de sempre achar que a nossa dor é a maior de todas, que ninguém pode entender o que passamos. Mas Jesus sabe, porque Ele sentiu em si mesmo, tanto a dor física quanto a espiritual. E de forma tão brutalmente intensa como ninguém.

Antes de ser preso, o Homem de dores sentiu em sua alma uma angústia sem par e até mesmo suou sangue quando orou no Getsêmani. “Sua pele ficou empalidecida, suas pupilas se dilataram, seus músculos se enrijeceram e ele começou a tremer durante toda a noite”[11].

Frederick Zugibe – médico legista e escritor – explicou o que se passou no organismo de Jesus: “o sistema nervoso, uma vez acionado, fez o fluxo sanguíneo desviar-se das regiões periféricas para o cérebro. Batimentos cardíacos e respiração estavam acelerados”. Ele sabia que era apenas o começo de horas de tortura.

Logo após sua prisão foi violentamente açoitado por soldados romanos (117 golpes, já que o chicote tinha três pontas). As pontas do açoite tinham objetos de metal, lascas pontiagudas de osso e lâminas que dilaceraram sua carne com possível laceração no baço e no fígado. Nas horas seguintes “houve um vagaroso acúmulo de fluido (efusão pleural) ao redor de seus pulmões, causando dificuldades na respiração”[12].

Pesquisadores asseveram que Jesus – o Homem de dores – não recebeu uma coroa de espinhos, mas um capacete de espinhos. Ramos de nervos da cabeça foram feridos, o que provocou “dores lancinantes”. Como se não bastasse, bateram em sua cabeça com uma cana ou uma vara, de modo que os espinhos penetraram no couro cabeludo e aumentaram a tortura.

Na etapa seguinte da paixão, amarraram nos ombros de Jesus Cristo a parte horizontal de sua cruz (cerca de 22 quilos) e penduraram em seu pescoço o “título” (em grego, “crucarius”), placa com o nome e o ‘crime’ cometido. Seguiu-se então uma caminhada de cerca de oito quilômetros. A distância percorrida até o Gólgota era particularmente difícil devido ao escárnio, humilhação e rejeição dos espectadores que acompanhavam a via crucis. Somente inimigos do Estado ou marginais perigosos eram condenados à morte por crucificação. O forte calor do sol e o peso da barra transversal nos seus ombros irritados, bem como a condição em que o Homem de dores se encontrava após tantos traumas físicos, causaram-lhe intensa fraqueza e tontura, de modo que ele tropeçasse e caísse.

A essa altura as vestes de Jesus já estavam grudadas nas feridas de seu corpo, devido ao sangue coagulado resultante do açoitamento. Evidentemente que, ao chegar ao local da crucificação, suas vestes devem ter sido abruptamente arrancadas de seu corpo provocando grandes surtos de dor. Os romanos eram cruéis na arte de torturar.

Crucificado, Jesus ainda suportou mais agonia. Não podia relaxar o corpo sem sufocar. Era todo sofrimento. Não havia parte sã na sua carne, pois “…ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar…”.

No clímax desta história de humilhação e sofrimento, Deus derramou sobre Cristo a ira que nós merecemos e aceitou o sacrifício vicário substitutivo para que nós, os pecadores, pudéssemos ser justificados. O clamor de Jesus Cristo ecoou no mundo para que se confirmasse que Deus é santo e Ele não admite permanecer na presença do pecado. Jesus se fez pecador em nosso lugar, daí a pungente exclamação: “Eloí, Eloí, lamá, sabactani? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”[13] As palavras de Jesus são tiradas diretamente do Salmo 22:1, escrito cerca de 1000 anos antes. A maior parte deste salmo é uma profecia do sofrimento que Jesus suportaria na cruz.

Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, inclinando a cabeça, “entregou o espírito”[14].

Para confirmar sua morte, um soldado perfurou-lhe o lado. A lança feriu o átrio direito do coração de Jesus, que teria se enchido de sangue. Uma maciça efusão pleural já se fazia presente. O rápido e violento movimento da lança teria liberado o sangue e a água.

Na cruz, pela água e pelo sangue vertidos, Deus deixou-nos a seguinte mensagem: Jesus nos purificou, ele é a água da vida, seu sangue nos lavou dos pecados. E Jesus não veio apenas para morrer em nosso lugar. Ele foi o Homem de dores, que conhece a nossa estrutura e as nossas aflições. Mas também veio para vencer o pecado, a morte e o diabo, através de sua morte e ressurreição.

“e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz”[15]

O homem natural não entende o por quê de tanto martírio. Somente aquele que nasceu de novo pode desfrutar e entender a grandiosa obra da salvação.

Jesus Cristo viveu como um de nós; foi tentado e humilhado, mas não pecou. E em sua natureza divina, sacerdote da ordem de Melquisedeque, ofereceu a si mesmo em favor de muitos, e sabe compadecer-se dos pecadores.

O conhecimento de Deus faz com que possamos entender que sozinhos tudo fica muito difícil. Jesus ensinou: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo. 15:5). Quanto mais nos aproximarmos de Deus, mais forças teremos para lutar e superar as adversidades, mais coragem diante dos sofrimentos, nossos e de outros, neste mundo tenebroso. Nossas aflições não são grandes. Grande é o nosso Salvador.

Disse Jesus: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”[16].

Martin Lloyd-Jones escreveu sobre a crucificação de Jesus: “Saiba que não fomos nós que levamos o Filho de Deus até a cruz. Foi o próprio Deus. Foi por seu propósito predeterminado e presciência”[17].

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus!

Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!”[18]
O Homem de dores viu o fruto do seu trabalho e ficou satisfeito. Nasceu, sofreu e morreu por mim e por você.

O Homem de dores triunfou! Que verdade gloriosa! Seu túmulo está vazio. Ele vive! Podemos ter certeza: Ele é o socorro bem presente na hora da angústia. Não tema, Ele cumpre sua promessa: “eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”[19]

Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade!



[1] Is 53:3
[2] Fp 2:7
[3] Fp 2:8
[4] BERKHOF, Louis. Teologia sistemática. Tradução de Odayr Olivetti. 3. ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2009, p. 310
[5] Is 53:10
[6] Jo 1:46
[7] Atos 24:5
[8] PARANAGUÁ, Glênio Fonseca. Cruz credo! O credo da cruz. Londrina: IDE, 2002, p. 22
[9] Fp 2:6
[10] F. F. Bruce in http://hernandesdiaslopes.com.br/2009/04/a-humilhacao-e-a-exaltacao-de-cristo/#.VijLB5M0O_g
[11] ZUGIBE, Frederick T. A crucificação de Jesus: as conclusões surpreendentes sobre a morte de Cristo na visão de um investigador criminal, 2ª ed. São Paulo: Ideia & Ação, 2008.
[12] Zugibe, p. 36
[13] Mc 15:34
[14] Jo 19:28-30
[15] Cl 2:14, 15
[16] Jo 16:33b
[17] LLOYD-JONES, Martin A mensagem da cruz: o caminho de salvação de Deus. 1ª ed. Brasília: Palavra, 2009, p. 79
[18] Rm 11:33
[19] Mt 28:20



Daisy Alves é divorciada e mãe de Jaqueline Aves e Arthur Alves. Aposentada como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo do Distrito Federal. Conselheira na equipe de conselheiros bíblicos da Sebi – Sociedade de Estudos Bíblicos Interdisciplinares, com treinamento pelo NUTRA – Núcleo de Treinamento, Recursos e Aconselhamento Bíblico (SP) – 2014 e pela ABCB – Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos (SP) – 2012-2015.

Professora da Sebi – Sociedade de Estudos Bíblicos Interdisciplinares; Pós-Graduação Latu Sensu em nível de Especialização em Aconselhamento Bíblico, pela Faculdade Mauá de Brasília/Sebi – 2013; Bacharel em Teologia pela Faculdade Faifa, Ministério Fama – 2012; Bacharel livre em Teologia/Cum Laude, pela Associação Multiministerial Ebenézer – 2011; Curso Intensivo de Capelania Evangélica, OCEB – Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil – 2011; Inglês Instrumental para Teologia pela SEBI – 2011; Inglês nível 3A, COPLEM – Cooperativa de ensino de língua estrangeira moderna – 2008; Oratória: A arte de falar em Público, SENAC/DF – 2008; participou do 1º Seminário de Religião para Jornalistas e Líderes Evangélicos, na Igreja Batista Central de Brasília – 2007; Treinamento em Estratégias de Relações Públicas pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do DF, Instituto de Desenvolvimento de Recursos Humanos e SENAC/DF – 2000; Instrutor de Informática, Centro de Informática de Brasília – 1997; participou do I Fórum de Plantas Medicinais do Distrito Federal e Entorno, Secretaria de Meio Ambiente, Ciências e Tecnologia do Distrito Federal – 1996; participou do I Congresso Brasileiro de Medicina e Terapias Naturais, Instituto Médico Seraphis e Nova Acrópole do Brasil (DF) – 1994; Curso de Introdução à Homeopatia (06 h) pelo Instituto Médico Seraphis e Nova Acrópole do Brasil (DF) – 1994; Curso de Extensão universitária em História Afro-Brasileira, pela UNB – Universidade de Brasília (Decanato de Extensão – Departamento de História) – 1988; Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (RJ) Atual Universidade Augusto Motta – 1980; Comunicação Oral – Ministério da Educação e Cultura – Serviço de Radiodifusão Educativa – Rádio MEC (RJ) – 1980; Inglês nível 2 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ – 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário